Arquitetura

As maiores heranças e as únicas que podem ser concretamente comprovadas dos negros na arquiteruta brasileira são o :


Quilombo


 O quilombo era um local de refúgio dos escravos no Brasil, em sua maioria afrodescendentes (negros e mestiços), havendo minorias indígenas e brancas. O mais famoso na História do Brasil foi o de Palmares. No Brasil que o termo "quilombo" ganhou o sentido de comunidades autónomas de escravos fugitivos.

Tradicionalmente, os quilombos eram das regiões de grande concentração de escravos em cativeiro, afastados dos centros urbanos e em locais de difícil acesso por seu barão. Embrenhados nas matas, selvas ou montanhas, esses núcleos se transformaram em aldeias, dedicando-se à economia de subsistência e às vezes ao comércio, alguns tendo mesmo prosperado. Existem registros de quilombos em todas as regiões do país.

Embora a abolição tenha sido oficialmente abolida em 13 de maio de 1888, alguns desses agrupamentos chegaram aos nossos dias, graças ao seu isolamento. Outros transformaram-se em localidades, como por exemplo Ivaporunduva, próximo ao rio Ribeira de Iguape, no estado de São Paulo.
A maioria dos quilombos tinha existência efêmera, pois uma vez descobertos, a sua repressão era marcada pela violência por parte dos senhores de terras e de escravos, com o duplo fim de se reapossar dos elementos fugitivos e de punir exemplarmente alguns indivíduos, visando atemorizar os demais cativos.

 



Pelourinho




Logo que chegou aqui, Tomé de Souza,primeiro Governador Geral do Brasil tratou de cumprir as ordens do rei, fundando a cidade cujo nome homenageia Jesus Cristo.


o Salvador, no melhor ponto para a construção da "cidade fortaleza", o hoje chamado Pelourinho, local ideal de suas pretensões. As razões que levaram a escolha do Pelourinho são bastante claras. É a parte mais alta da cidade, em frente ao porto, perto do comércio e naturalmente fortificada pela grande depressão existente que forma uma muralha.

Em poucos anos, Tomé de Souza construiu uma série de casarões e sobrados, na parte superior dessa muralha, todas inspiradas, evidentemente, na arquitetura barroca portuguesa e erguidos com mão de obra escrava negra, que acabaram deixando também suas marcas e influências na construção. Na verdade, o termo "pelourinho" é o nome dado ao local onde os escravos eram castigados pelos senhores de engenho. O "pelourinho" era construído nos engenhos, afastado da cidade. A fim de demostrar à população sua força e poder, os senhores de engenho resolveram construir um "pelourinho" no centro da cidade, instalando-o no largo central.A partir daí os escravos eram castigados em praça pública para que todos pudessem assistir tal demonstração de poder. Devido a esse fato o "pelourinho" virou ponto de referência da cidade, dando nome ao antigo centro da cidade, e hoje Centro Histórico de Salvador.

O Pelourinho foi se tornando um local totalmente abandonando, onde a marginalidade e a prostituição imperavam, junto a monumentos em ruína e desabamentos, ocupados por pessoas exiladas do novo centro da cidade. Esse descaso adiou o reconhecimento do Pelourinho, como patrimônio da humanidade, porém reconhecido pela UNESCO, em 5 de novembro de 1985.

Varias manifestações culturais surgiram sobre o Pelourinho, como :

 "Menino do Pelô", canção de Daniela Mercury e Olodum. que pode ser ouvida em:http://www.youtube.com/watch?v=5tYnFacV8XI&feature=related

 "Protesto do Olodum", canção do Olodum. Que pode ser ouvida
em :http://www.youtube.com/watch?v=AH5f0vnmiTQ

 Ó Paí, Ó, filme de Monique Gardenberg.
 Gravação do clipe They Don't Care About Us, por Michael Jackson. que pode ser visto em :http://www.youtube.com/watch?v=mwQFGZ0bFbs&ob=av3n